Quem Somos

Nossa história começa quando Filipe Vidal cria o blog Apreciadores de Whisky, em 12 janeiro 2016.  Nessa busca por conhecimento e afinidades, amizades foram feitas, e além de Alexandre Tito, tivemos o prazer de conhecer João Pedro e João Santoro, que juntos conosco participaram da criação do Clube Whisky Rio em 13/05/2016. A intenção deste grupo e deste portal é passar todo conhecimento e experiência que conseguimos nesta nossa trajetória para conhecer esta obra de arte em estado líquido, chamada whisky. Lembrando que o processo de aprendizado nunca para, logo vamos evoluindo juntos com o avançar desta trajetória infindável em busca de conhecimento.

 

A WhiskyRio é escrita por Alexandre Tito e Filipe Vidal.

 

Alexandre Tito, nascido em 1965, natural do Rio de Janeiro, deseja difundir a cultura do whisky inicialmente na sua cidade, região e quem sabe no Brasil.

Formado em Operação Processos Químicos, possui qualificação Nível 1 em Destilados pela Wine & Spirit Education  Trusth (WSET), participou de eventos e cursos nacionais e internacionais de whisky  e visitou destilarias em Islay e Speyside na Escócia.

Ele nos conta – “A coisa ficou mais séria quando um amigo, Rodrigo Santana, foi a Escócia em 2015 e trouxe de lembrança, algumas garrafinhas de 5 cl de Talisker 10 e Dalwhinnie 15. Essa experiencia deu um “nó” em minha cabeça e despertou em mim desejos, que até então não conhecia, de explorar profundamente essa bebida que tanto me trouxe satisfação e curiosidade. E foi aí que minha trajetória começou, fui atrás e consegui os Classic Malts of Scotland ( Dalwhinnie 15 – Talisker 10 – Cragganmore 12- Oban 14 – Lagavulin 16 – Glenkinchie 12).”

Nessa busca algumas evidencias: 1) O Brasil é o país do blended scotch whisky, não tem uma oferta consistente e nem diversificada de single maltes ou blended maltes; 2) a desinformação é muito grande, a maioria das pessoas conhecem a palavra whisky / uísque, não sabendo o que significa e suas variantes e 3) por traz do liquido dentro da garrafa, existe muito mais e “esse muito mais” é simplesmente apaixonante.

Essa é nossa motivação, desde o primeiro dia essa tem sido nossa paixão e nunca mais paramos. Hoje esse espaço é dedicado a tudo que vimos, aprendemos, construímos e aos nossos sonhos. Qual nosso sonho ? Isso vamos construir juntos.

Filipe Vidal, nascido em 1987, natural de Niterói (RJ), gosta de estudar sobre whisky e hoje tem a intenção de difundir o conhecimento sobre o tema a nível estadual e quem sabe nacional.

Formado em Geologia (UFRJ), aprendeu sobre whisky, inicialmente de forma autodidata e posteriormente participando de degustações realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Sempre gostou de bebidas e alimentos produzidos de forma artesanal, como cervejas, vinhos, queijos e obviamente whiskies. Conforme íamos evoluindo através do estudo, nossa primeira exploração foi a busca por single malts que envelheciam em um único barril, queríamos entender as características de cada tipo de barril e sua influencias no destilado. Com o passar do tempo e com mais aprendizado, tive a oportunidade de ir ao “Velho Mundo” e ampliar meu conhecimento com diversos destilados de diversas destilarias, o que deram uma maturidade ainda maior sobre essa paixão.

Link: http://apreciadoresdewhisky.blogspot.com/