Blog

LAPHROAIG SELECT

A Laphroaig é uma destilaria escocesa situada na ilha de Islay, sendo caracterizada por seus single malts turfados com sabor medicinal. O Laphroaig Select é um single malt de entrada da destilaria, vendido em uma garrafa de 700 mL com 40% de teor alcoólico e sem idade declarada. O malte de cevada utilizado para qualquer…

Continue lendo

GREEN SPOT

O Green Spot é um single pot still da destilaria Midleton, a mesma que detém a linha da Jameson e outras. A destilaria Midleton fica no sul da Irlanda, sendo a maior destilaria irlandesa atualmente, detentora das linhas da Jameson, Redbreast, Powers e Spot. A linha Spot é representada por 4 sublinhas de single pot…

Continue lendo

A ORIGEM DO SAL NOS WHISKIES

Hoje é muito comum, ao provarmos um whisky, atribuir uma nota salina a ele, mas nem sempre o sabor marítimo ou salino foi comum de ser comentar. O primeiro uso do termo “salgado” foi descritor no Harrod’s Book of Whisky, um suplemento da Decanter Magazine em 1978, cunhando o nome “Manzanilla do norte” para o…

Continue lendo

LAMAS 1000 DIAS DE MATURAÇÃO

Em uma parceria da destilaria Lamas com o especialista em bebidas e charutos, Cesar Adames, foi elaborado um single malt (puro malte pela legislação brasileira) envelhecido por 1000 dias em barris de carvalho americano ex-bourbon. Esse tempo de maturação corresponde a 2 anos e 9 meses dentro dos barris, ou seja, para a legislação escocesa,…

Continue lendo

LAMAS NIMBUS

A destilaria Lamas, situada na região metropolitana de Minas Gerais, ficou famosa em todo o Brasil por produzir whiskies inovadores, sendo o Lamas Nimbus o “carro chefe” neste quesito. A destilaria promove diversos experimentos com diferentes maturações, usando barris tradicionais, ex-vinho licoroso, ex-cachaça e madeiras nacionais. Entretanto, a maior inovação foi a criação de um…

Continue lendo

KILCHOMAN SALIGO BAY

O Kilchoman Saligo Bay é single malt exclusivo para Duty Free com 5 anos de maturação exclusivamente em barris de carvalho americano. Essa idade não é declarada no rótulo, mas a destilaria confirma ser um whisky jovem, frutado e com pouca influência do barril, apresentando mais claramente o caráter da destilaria.

Continue lendo

LAMAS CALEDÔNIA (edições 1, 2 & 3)

Uma parceria entre a Destilaria Lamas e o Whisky Bar Caledônia proporcionou em 2020 o lançamento de um single malt especial, feito pela destilaria, mas com uma construção conjunta com o sócio do Caledônia, Maurício Porto. Esse lançamento foi um sucesso tão grande que no ano seguinte (2021) mais duas edições foram feitas com a mesma parceria. Nessa postagem vamos falar sobre essas três quanto a suas características, semelhanças e diferenças.

Continue lendo

NÍVEIS DE CARBONIZAÇÃO DO BARRIL (char levels)

Os barris comumente sofrem um processo de queima interna antes de serem utilizados para a maturação dos whiskies, esse processo pode ser nomeado de duas formas, quanto à intensidade deste processo. A torra interna é comumente utilizada para reativar o barril e facilitar a troca de compostos com o spirit (destilado não envelhecido), assim o filtrando e ao mesmo tempo fornecendo compostos químicos (congêneres) que vão incorporar sabores ao whisky. Essa torra interna pode ter dois níveis de intensidade a depender da necessidade de reativação do barril, entretanto, pode-se amplificar esse efeito de queima interna do barril, o que denominamos de carbonização (CHAR), muito comum entre os whiskies americanos, principalmente bourbons.

Continue lendo

UNION PURE MALT VIRGIN OAK FINISH

Depois do sucesso do Union Autograph Virgin Oak Cask (edição especial lançada em 2019), a Union Distillery lançou uma variação em sua linha tradicional (Linha Exclusive), o Union Pure Malt Virgin Oak Finish. Esse single malt usa como base o Union Pure Malt, com 5 anos de maturação em carvalho americano, entretanto, passa por mais dois anos de finalização em barris de carvalho americano virgem, ou seja, que jamais foi utilizado para maturar nenhum tipo de bebida.

Continue lendo

BALVENIE THE SWEET TOAST OF AMERICAN OAK 12 ANOS

Este single malt de 12 anos é a versão de entrada da linha The Balvenie Stories, da destilaria Balvenie. Esta linha foi lançada em 2019 com intuito de apresentar 3 clássicas figuras desta destilaria de Speyside, na Escócia. A primeira é Kelsey McKechnie que é a Aprentice Malt Master da destilaria, e sugeriu a importação…

Continue lendo