Blog

BRUICHLADDICH THE CLASSIC LADDIE SCOTTISH BARLEY

A Bruichladdich é uma destilaria escocesa situada na ilha de Islay, caracterizada por suas inovações e sua perspectiva quanto ao terroir no whisky. Essa destilaria possui 3 (três) linhas de single malts, Bruichladdich, Port Charlotte e Octomore, sendo as duas ultimas de whiskies turfados. A linha Octomore apresenta os whiskies ultraturfados e na outra ponta,…

Continue lendo

UNION AUTOGRAPH WINE CASK FINISH (#2, #3 & #4)

A linha Autograph da Union corresponde a edições especiais com número limitado de garrafas que são lançadas no mercado. Em 2021 a Union lançou de uma só vez as versões Autograph #2, #3 e #4, sendo todos maturados em barris de carvalho americano ex-bourbon, mas finalizados em barris que antes envelheceram vinho chileno.

Continue lendo

LAPHROAIG SELECT

A Laphroaig é uma destilaria escocesa situada na ilha de Islay, sendo caracterizada por seus single malts turfados com sabor medicinal. O Laphroaig Select é um single malt de entrada da destilaria, vendido em uma garrafa de 700 mL com 40% de teor alcoólico e sem idade declarada. O malte de cevada utilizado para qualquer…

Continue lendo

GREEN SPOT

O Green Spot é um single pot still da destilaria Midleton, a mesma que detém a linha da Jameson e outras. A destilaria Midleton fica no sul da Irlanda, sendo a maior destilaria irlandesa atualmente, detentora das linhas da Jameson, Redbreast, Powers e Spot. A linha Spot é representada por 4 sublinhas de single pot…

Continue lendo

A ORIGEM DO SAL NOS WHISKIES

Hoje é muito comum, ao provarmos um whisky, atribuir uma nota salina a ele, mas nem sempre o sabor marítimo ou salino foi comum de ser comentar. O primeiro uso do termo “salgado” foi descritor no Harrod’s Book of Whisky, um suplemento da Decanter Magazine em 1978, cunhando o nome “Manzanilla do norte” para o…

Continue lendo

LAMAS 1000 DIAS DE MATURAÇÃO

Em uma parceria da destilaria Lamas com o especialista em bebidas e charutos, Cesar Adames, foi elaborado um single malt (puro malte pela legislação brasileira) envelhecido por 1000 dias em barris de carvalho americano ex-bourbon. Esse tempo de maturação corresponde a 2 anos e 9 meses dentro dos barris, ou seja, para a legislação escocesa,…

Continue lendo

LAMAS NIMBUS

A destilaria Lamas, situada na região metropolitana de Minas Gerais, ficou famosa em todo o Brasil por produzir whiskies inovadores, sendo o Lamas Nimbus o “carro chefe” neste quesito. A destilaria promove diversos experimentos com diferentes maturações, usando barris tradicionais, ex-vinho licoroso, ex-cachaça e madeiras nacionais. Entretanto, a maior inovação foi a criação de um…

Continue lendo

KILCHOMAN SALIGO BAY

O Kilchoman Saligo Bay é single malt exclusivo para Duty Free com 5 anos de maturação exclusivamente em barris de carvalho americano. Essa idade não é declarada no rótulo, mas a destilaria confirma ser um whisky jovem, frutado e com pouca influência do barril, apresentando mais claramente o caráter da destilaria.

Continue lendo

LAMAS CALEDÔNIA (edições 1, 2 & 3)

Uma parceria entre a Destilaria Lamas e o Whisky Bar Caledônia proporcionou em 2020 o lançamento de um single malt especial, feito pela destilaria, mas com uma construção conjunta com o sócio do Caledônia, Maurício Porto. Esse lançamento foi um sucesso tão grande que no ano seguinte (2021) mais duas edições foram feitas com a mesma parceria. Nessa postagem vamos falar sobre essas três quanto a suas características, semelhanças e diferenças.

Continue lendo

NÍVEIS DE CARBONIZAÇÃO DO BARRIL (char levels)

Os barris comumente sofrem um processo de queima interna antes de serem utilizados para a maturação dos whiskies, esse processo pode ser nomeado de duas formas, quanto à intensidade deste processo. A torra interna é comumente utilizada para reativar o barril e facilitar a troca de compostos com o spirit (destilado não envelhecido), assim o filtrando e ao mesmo tempo fornecendo compostos químicos (congêneres) que vão incorporar sabores ao whisky. Essa torra interna pode ter dois níveis de intensidade a depender da necessidade de reativação do barril, entretanto, pode-se amplificar esse efeito de queima interna do barril, o que denominamos de carbonização (CHAR), muito comum entre os whiskies americanos, principalmente bourbons.

Continue lendo