GREEN SPOT

Imagem oficial do produto: https://www.spotwhiskey.com/

O Green Spot é um single pot still da destilaria Midleton, a mesma que detém a linha da Jameson e outras. A destilaria Midleton fica no sul da Irlanda, sendo a maior destilaria irlandesa atualmente, detentora das linhas da Jameson, Redbreast, Powers e Spot. A linha Spot é representada por 4 sublinhas de single pot still que são separados por cor (Green Spot, Yellow Spot, Red Spot e Blue Spot), sendo que cada cor representa uma idade média.

O Green Spot possui idade entre 7 e 10 anos, sendo feito com cevada maltada e, no mínimo, 30% de cevada não maltada, sendo tri-destilado e envelhecido em uma combinação de barris de carvalho americano ex-bourbon de primeiro uso e de reuso, além de barris novos que antes continham vinho de Jerez, sendo engarrafado a 40% de teor alcoólico.

Este whiskey foi originalmente produzido de forma exclusiva para família Mitchell em 1805, que trabalhavam no ramo de vinhos e outros destilados. Em 1887 eles começaram a trabalhar com whiskey, usando barris que antes tinham vinho, Jerez e Porto para serem enchidos na destilaria Jameson, em Dublin, para envelhecer no armazém da família. Com isso o a família pegou o costume de marcar com uma mancha de tinta para identificar por quanto tempo os barris seriam amadurecidos. Azul por 7 anos, Verde por 10 anos, Amarelo por 12 anos e Vermelho por 15 anos, daí vem o nome Spot Whiskey (whiskey dos pontos, ou marcas, ou manchas).

Segundo a WhiskyRio, segue a avaliação sensorial:

  • Aromas: especiarias, vínico, maturado, doce, frutado e floral;
  • Paladar: especiarias, apimentado, vínico, doce, frutado e floral;
  • Finalização: média a longa, com notas de especiarias, amadeiradas e vínicas.
  • Notas do autor: um whiskey single pot still para quem quer conhecer o que a Irlanda tem de bom, sendo a versão de entrada da linha Spot.

1 thought on “GREEN SPOT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.