UNION AUTOGRAPH WINE CASK FINISH (#2, #3 & #4)

A linha Autograph da Union corresponde a edições especiais com número limitado de garrafas que são lançadas no mercado. A primeira versão foi o Union Autograph #1, que foi envelhecido em barris de carvalho americano virgens com diferentes níveis de carbonização. Em 2021 a Union lançou de uma só vez as versões Autograph #2, #3 e #4, sendo todos maturados em barris de carvalho americano ex-bourbon, mas finalizados em barris que antes envelheceram vinho chileno.

A grande diferença entre as 3 versões são quanto ao malte utilizado, sendo o Autograph #2 um malte sem influência de turfa, o mesmo utilizado para fazer o Union Pure Malt. O Union Autograph #3 usa malte com leve influência de turfa (entre 15 e 20 ppm de fenois), similar ao usado para fazer o Union Turfado. A versão Autograph #4 utiliza o malte turfado, similar ao do Union Extra Turfado, com 40 ppm de fenois (para saber mais sobre a destilaria e suas versões tradicionais, clique aqui). Nas 3 versões a maturação é igual, iniciando por 8 anos em barris de carvalho americano ex-bourbon e uma posterior finalização de até 2 anos em barris de carvalho que antes envelheceram um vinho chileno, sendo que a destilaria não divulga qual tipo de vinho foi utilizado (ou quais).

Apesar de sua idade total de tempo dentro do barril ficar entre 9 e 10 anos, a destilaria divulga no rótulo apenas 8 anos devido a uma legislação brasileira que não reconhece a utilização de um segundo barril como tempo de maturação, logo, quando se retira o whisky do barril pela primeira vez, não importa quanto tempo fica depois em outro barril, aquele primeiro período será a idade do whisky. Outro fator a se comentar, que serve para todos os whiskies nacionais (e até internacionais maturados em regiões de grande amplitude térmica), é que o tempo de barril não corresponde a maturação quando comparamos com um escocês, pois o clima aqui acelera a maturação, fazendo com que o destilado não precise ficar tanto tempo para alcançar o mesmo efeito em países como Escócia. Uma boa correlação é com os whiskies da Kavalan, produzidos em Taiwan.

Estes single malts da Union foram produzidos na unidade de Veranópolis, utilizando alambiques de cobre com destilação descontinuada e foram engarrafados com 750mL a 46% de teor alcoólico. A seguir, a avaliação sensorial da WhiskyRio para cada versão:

UNION AUTOGRAPH #2 WINE CASK FINISH (Pure malt)

  • Aromas: doce, amêndoas, melaço, vínico e especiarias.
  • Sabores: doce, vínico, especiarias, apimentado e amêndoas.
  • Finalização: longa com notas apimentadas, de amêndoas, especiarias e vínico.
  • Notas do autor: um single malt muito maturado, com notas bem doces e o vínico bem presente.

UNION AUTOGRAPH #3 WINE CASK FINISH (Pure malt turfado)

  • Aromas: medicinal, vínico, especiarias, melaço e amêndoas.
  • Sabores: medicinal, defumado, vínico, especiarias, apimentado e doce.
  • Finalização: longa com notas vínicas, amadeiradas, defumadas e especiarias.
  • Notas do autor: um single malt bem equilibrado entre as nuances vínicas e turfadas, além de ter sido o vencedor do Destaque do ano pela WhiskyRio em 2021.

UNION AUTOGRAPH #4 WINE CASK FINISH (Pure malt Extra Turfado)

  • Aromas: medicinal, defumado, vínico, melaço e especiarias.
  • Sabores: Medicinal, vínico, defumado, especiarias e amêndoas.
  • Finalização: longa com notas apimentadas, defumadas, medicinais e de especiarias.
  • Notas do autor: um single malt bem turfado com um excelente contraste vínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.