BRUICHLADDICH THE CLASSIC LADDIE SCOTTISH BARLEY

A Bruichladdich é uma destilaria escocesa situada na ilha de Islay, caracterizada por suas inovações e sua perspectiva quanto ao terroir no whisky. Essa destilaria possui 3 (três) linhas de single malts, Bruichladdich, Port Charlotte e Octomore, sendo as duas ultimas de whiskies turfados. A linha Octomore apresenta os whiskies ultraturfados e na outra ponta, os unpeated, muito bem representado pela linha Bruichladdich. Todas os whiskies da destilaria utilizam diferentes tipos de cevada maltada, principalmente as plantadas em Islay, no intuito de trabalhar o tema terroir no whisky.

O Bruichladdich The Classic Laddie é feito com 100% de cevada escocesa, sendo parte de origem continental (ou seja, de outras regiões da Escócia) e parte da Islay, sendo ainda que dentre as cevadas continentais utilizadas, ainda há uma parte que é considerada orgânica. Sua maturação é feita predominantemente com barris ex-bourbons de primeiro uso, apesar de ter em menor proporção barris de segundo e terceiro uso ex-bourbon e até barris de primeiro e segundo uso que antes envelheceram vinhos franceses, a maioria da região de Bordeaux. A destilaria deixa claro que não existe uma receita para fazer essa versão de single malt, e cada lote pode conter diferentes proporções de tipos de barris e cevadas utilizadas, com intuito de chegar a um perfil sensorial desejado. Entretanto, é possível identificar o lote de sua garrafa e descobrir no site da destilaria quais os barris utilizados e sua proporção, assim como o tipo de cevada.

O lote que avaliamos foi o 19/192 e abaixo observamos a predominância dos barris ex-bourbon (que chega a 85,5% do total), em detrimento dos barris ex-red wine (com apenas 14,5%). A seguir temos a avaliação sensorial deste single malt, engarrafado a 50% de teor alcoólico, segundo a WhiskyRio, mas no site você também pode encontrar a avaliação sensorial da destilaria para cada lote.

Aromas: baunilha, caramelo, frutado, floral e marítimo.

Paladar: frutado, baunilha, marítimo, especiarias, apimentado e amadeirado.

Finalização: longa com notas de especiarias, apimentadas, amadeiradas e de malte.

Notas do autor: um whisky extremamente interessante, complexo e feito para quebrar os paradigmas contra barris de ex-bourbon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.