ARRAN THE BOTHY

The bothy é um abrigo básico, geralmente deixado destrancado e disponível para qualquer pessoa usar gratuitamente. Era também um termo para acomodação básica, geralmente para jardineiros ou outros trabalhadores em uma propriedade. Ambos são encontrados em áreas montanhosas remotas da  Escócia, Norte da Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Isle of Man.

Arran The Bothy é uma versão cask strenght (extraído e engarrafado direto do barril), sem idade declarada (NAS), da destilaria Arran. Localizada na ilha homônima, essa destilaria foi fundada em 1994, na cidade de Lochanza, lançando seu primeiro rótulo em 2006, o premiadíssimo Arran 10 anos.

Seus whiskies são destilados duas vezes e levados ao barril com 68% de teor alcoólico. Arran The Bothy (batch 4) segue a mesma metodologia das versões anteriores, divididas em Batch 1, 2 e 3, todas sendo envelhecidas por tempo não divulgado pela destilaria, em barris de carvalho americano ex-bourbon e finalizados por 18 meses em barris quarter casks. Já a nova versão 2020 foi envelhecida por 7 anos em barris de carvalho americano de primeiro uso (first fill), mas que envelheceram bourbon anteriormente, para posteriormente ser transferida para um barril quarter cask (125L) onde fica por mais 2 anos, com uma maturação mais “acelerada”, devido ao maior contato do whisky com a madeira. Esta última versão ainda não está disponível no Brasil, somente a versão batch 4.

The Bothy é um Single Malt engarrafado sem adição de água, em garrafa de 750 mL, sem uso de corantes e sem filtragem à frio. Cada versão possui um diferente teor alcoólico: Batch 1 – 55,7%; Batch 2 – 55,2%; Batch 3 – 53,2%; Batch 4 – 53,8% (versão descrita neste post), versão 2020 – 56,2%.

Notas Degustação Arran The Bothy Batch 4:

Olfato: Frutado, mas ao acrescentar-se água as notas de caramelo, coco e especiarias se sobressaem;

Paladar: Adocicado, predomina baunilha, especiarias (canela e cravo), oleoso com ligeira picância. Sua finalização é longa e frutada.

O Batch 3 ganhou dois prêmios: Medalha de ouro na categoria Islands Single Malt No Age Statement na World Whiskies Awards em 2018; e medalha de prata na categoria Scotch Single Malt – Island na International Wine & Spirit Competition em 2018.

O Batch 4 ganhou dois prêmios: Melhor Island Single Malt na World Whiskies Awards em 2019; e medalha de ouro na categoria Scotch Single Malt – Island na International Wine & Spirit Competition em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *