CONNEMARA ORIGINAL

Connemara é uma linha de whiskey da destilaria Cooley, localizada na Irlanda, a norte de Dublin. Essa linha é considerada única, pois é produzido com cevada maltada turfada e é bidestilada, sendo que os demais whiskies irlandeses são tradicionalmente tridestilados. O nome Connemara vem de origem indígena, sendo o nome de uma tribo da região (Conmacne Mara).

Os whiskies turfados eram comuns na Irlanda, especialmente na costa Atlântica, onde existem muitos campos de turfa. Isso mudou no século XIX, com a chegada da revolução industrial, passando a utilizar carvão como combustível para mover os equipamentos para secagem do malte com ar quente. Entretanto, a Destilaria Cooley lançou Connemara na década de 1990, revivendo essa tradição do Peated Single Malt Irish Whiskey.

O Connemara Original Peated Single Malt Irish Whiskey é produzido com 100% de cevada maltada turfada, bidestilado e envelhecido em barris de carvalho americano ex-bourbon. Apesar de ser turfado, é um whisky suave e fácil de beber, que foi engarrafado a 40% de teor alcoólico, sendo a versão de entrada dessa linha da destilaria.

Localização da destilaria Cooley na Irlanda

Segundo a WhiskyRio, segue a avaliação sensorial:

  • Aromas: medicinal, defumado, doce e cereal;
  • Paladar: medicinal, defumado, apimentado, doce e cereal;
  • Finalização: média com notas medicinais e defumadas.
  • Notas do autor: um single malt turfado e fácil de beber.
Roda de aromas do Connemara Original segundo a WhiskyRio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *