9 // CODE NINE – EDIÇÃO LIMITADA

Este whisky é um single malte brasileiro produzido em Santa Catarina, por uma empresa que comprou nove barris de single maltes envelhecidos e de boa qualidade. Basicamente temos três tipos diferentes de barris: carvalho americano ex-bourbon de primeiro uso, carvalhos americano segundo e terceiro uso e carvalho europeu de segundo e terceiro uso, sendo que alguns passaram por uma raspagem e uma torra interna. Este single malte é um “blending” destes barris, que possuem idades distintas de envelhecimento, sendo que o de idade mais elevada, segundo seus idealizadores, chega a ter 40 anos de envelhecimento.

O fato deste whisky ser feito a partir da compra de barris produzidos por outra empresa/destilaria, faz com que os produtores deste single malte sejam, até onde temos noticias, os primeiros Engarrafadores Independentes do Brasil e que o Code Nine seja o primeiro whisky produzido e vendido dessa categoria em território nacional.

Esta primeira edição foi produzida com apenas 400 garrafas de 750mL, a 43% de teor alcoólico, sem filtragem a frio e com a utilização de corante de caramelo para ajuste de coloração, seguindo as especificações das leis escocesas para produção de single malt.

Notas de degustação

  • Olfato: “toffee” e caramelo predominam, mas também pode-se encontrar baunilha, frutas cítricas e açúcar mascavo.
  • Paladar: adocicado, com notas de caramelo, açúcar mascavo e cana de açúcar, apresentando também notas amadeiradas.
  • Final: sua finalização é curta e predominantemente amadeirada e doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *