Glencairn Glass – O Copo Oficial de Whisky

O início

Na longa e ilustre história do Whisky, nunca houve um único copo definitivo que o mundo do whisky pudesse chamar de seu. Conhaque, champanhe, vinho e cerveja têm seus próprios copos. No entanto, o whisky, o destilado mais complexo do mundo, podia ser encontrado e  servido em qualquer copo.

vidro glencairn
vidro glencairn

A Inovação

Raymond Davidson, fundador da Glencairn Crystal, quis resolver esse problema e começou a projetar um copo especificamente para o consumidor de Whisky. Ele imaginou um copo semelhante ao tradicional copo de Jerez (ou Copita) que encorajaria o usuário a apreciar no ‘nariz’ e o paladar do whisky simultaneamente, sendo funcional e robusto o suficiente para um ambiente de bar.

Os Master Blenders

Oportunamente, o copo foi trazido à atenção dos Master Blenders da Scotch Whisky Industry. Com sua orientação e experiência, o copo evoluiu. Seu tamanho e forma foram aperfeiçoados para acomodar um derramamento de 35 ml, permitindo a adição de água; mantendo uma quantidade ideal de líquido em contato com o ar e permitindo que os aromas se desenvolvessem.

vidro glencairn

A forma única

A boca afunilada permite uma facilidade ao beber enquanto captura os aromas mais importantes. A ampla tigela de cristal melhora a apreciação da cor do whisky e a base sólida foi projetada para ser segurada facilmente na mão. Também é robusto e elegante o suficiente para o consumidor exigente de whisky. Raymond queria garantir que a estética do copo fosse atraente para os excelentes whiskies que ele carregaria.

Etapas para apreciar o Whisky

O copo Glencairn foi projetado para tirarmos o máximo de proveito do whisky em seu copo.

Cor

O seu whisky é ouro pálido, ouro profundo, cobre ou âmbar rico?

COMO USAR

Isso indica o tipo de barril no qual o líquido foi envelhecido / maturado.


Nariz

Quais aromas você reconhece quando cheira o seu whisky – esfumaçado, frutado, chocolate …?

COMO USAR

De tempo a isso, aprecie devagar; os aromas mudam no copo. Adicione uma gota de água – a quantidade depende de você (mas o suficiente para remover qualquer sensação de formigamento ou queimação no nariz) – e cheire novamente. O whisky abriu ou fechou?


Corpo

O seu whisky tem corpo leve, médio ou encorpado?

COMO USAR

Ao girar o whisky no copo, ele se “agarra” nas laterais e as gotas do liquido deslizam no copo, as gotas deslizam devagar ou rapidamente? As gotas mais grossas e lentas indicam uma textura mais densa, oleosidade; enquanto gotas finas e rápidas, sugerem o contrário. Ambos são bons!


Paladar

Quais características você nota quando prova o whisky?

COMO USAR

Primeiro, beba o whisky sem adicionar água. Identifique o equilíbrio dos ‘sabores primários’ – doce (na frente da língua), salgado e ácido (nas laterais) e amargo ou seco, picante e defumado (na parte de trás). Em seguida, adicione um pouco de água. Isso facilita manter o líquido na boca por mais tempo e explorar ainda mais seu sabor. Se você conseguir resistir à tentação e deixar um pouco de líquido no copo por mais ou menos 20 minutos, volte ao nariz e prove para explorar como o sabor se desenvolveu.


Final

O sabor permanece por muito tempo ou desaparece rapidamente?

COMO USAR

Os whiskies no Glencairn Glass são mais saborosos puros ou com um pouco de água. Observe  se os sabores permanecem, mudam lentamente ou desaparecem rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *