LAMAS 1000 DIAS DE MATURAÇÃO

Em uma parceria da destilaria Lamas com o especialista em bebidas e charutos, Cesar Adames, foi elaborado um single malt (puro malte pela legislação brasileira) envelhecido por 1000 dias em barris de carvalho americano ex-bourbon. Esse tempo de maturação corresponde a 2 anos e 9 meses dentro dos barris, ou seja, para a legislação escocesa, não seria um considerado um single malt. Entretanto, esse é o objetivo da obra prima, tirar o entusiasta em whisky da zona de conforto e confrontar as diferenças entre as legislações escocesa e brasileira com respeito a single malts e whiskies em geral, pois no Brasil, além de não existir a definição de single malt, também não são necessários os 3 anos em barril para ser considerado whisky, mas sim 2 anos, assim como o straight Bourbon, nos Estados Unidos.

A ideia do produto é funcionar como um aprendizado para o entusiasta, trabalhando as diferenças entre as legislações, ressaltando as peculiaridades nacionais e, ainda, proporcionando um perfil sensorial que privilegia os aromas e sabores proveniente das etapas de fermentação e destilação, em detrimento do que é gerado pela maturação.

Segundo a WhiskyRio, segue a avaliação sensorial:

  • Aromas: cereal, frutado, doce, floral;
  • Paladar: apimentado, doce, levemente amadeirado, maltoso;
  • Finalização: curta, com notas apimentadas, levemente amadeirado e com sutil amargor no final de boca.
  • Notas do autor: um whisky puro malte, jovem, feito para tirar o entusiasta da zona de conforto, fazendo-o pensar sobre os processos e as características do puro malte brasileiro.
Roda de aromas do Lamas 1000 dias segundo a WhiskyRio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.