LAMAS NIMBUS

A destilaria Lamas, situada na região metropolitana de Minas Gerais, ficou famosa em todo o Brasil por produzir whiskies inovadores, sendo o Lamas Nimbus o “carro chefe” neste quesito. A destilaria promove diversos experimentos com diferentes maturações, usando barris tradicionais, ex-vinho licoroso, ex-cachaça e madeiras nacionais. Entretanto, a maior inovação foi a criação de um método de defumação da cevada maltada, apresentando um novo perfil sensorial defumado, em nada similar aos famosos whiskies turfados escoceses, mas trazendo uma brasilidade defumada e singular para o mundo do whisky.

Esse método consiste em utilizar a cevada já maltada e deixa-la por algumas horas em um defumador que utiliza madeira de reflorestamento, incorporando um carácter extremamente defumado ao destilado, um método extremamente ecológico e sustentável. Depois dessa etapa, o processo segue idêntico a forma tradicional com fermentação, destilação e envelhecimento em barris de carvalho americano. O resultado é um single malt de coloração extremamente acentuada e natural que é engarrafado a 43% de teor alcoólico, após 5 anos de maturação, no mínimo.

Este single malt da Lamas já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, segue alguns a seguir: medalha de bronze na London Spirits Competition 2020; medalha de prata na Bartender Spirits Awards 2020; medalha de bronze na New York International Spirits Competition 2021; medalha de ouro na The Spirits Bisiness 2021; e medalha de prata com Destaques Uisques Nacionais WhiskyRio 2021. Além de uma pontuação de 93 na Whisky Bible 2021 do Jim Murray.

Segundo a WhiskyRio, segue a avaliação sensorial:

  • Aromas: defumado, floral e cereal;
  • Paladar: defumado, apimentado, amadeirado, cereal e especiarias;
  • Finalização: média com notas defumadas e herbal.
  • Notas do autor: um single malt nacional e inovador que é pré-requisito para todo entusiasta brasileiro conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.