LONGROW RED

Este single malt da região de Campbeltown, na Escócia, pertence a uma edição anual especial de uma das linhas da destilaria Springbank. Esta destilaria produz três linhas de single malts distintivos com diferentes conteúdos de fenol na cevada maltada.

Os single malts Springbank são destilados duas vezes e meia sendo levemente turfado (12-15ppm), o Longrow é destilado duas vezes onde a turfa se apresenta mais presente tanto no olfato quanto no paladar (50-55 ppm) e o Hazelburn que é destilado três vezes e não turfado.

Quando Springbank é produzido, a cevada maltada é seca usando 6 horas de fumaça de turfa e 30 horas de ar quente, enquanto a Longrow exige 48 horas de fumaça de turfa para atingir seu caráter. A linha Longrow é representada por uma versão NAS (sem declaração de idade), o 18 anos e o Longrow Red, na qual é o tema desta postagem.

De Longrow Red são produzidas apenas 9000 garrafas anuais, sendo que cada ano a maturação é feita de um modo diferente. Em 2012 foi iniciada a produção desta edição limitada, com a edição Cabernet Sauvignon Cask, maturação inicialmente por 7 anos em barris ex-bourbon e posteriormente mais 4 anos em barris que antes continham vinho da uva cabernet sauvignon, engarrafado a 52,1% de teor alcoólico e com 11 anos de idade declarada.

Em 2013 foi lançado, com maturação de 11 anos, a versão Australian Shiraz Cask, sendo primeiramente envelhecido por 6 anos em barris de que antes continham bourbon e posteriormente por mais 5 anos em barris de vinho australiano da uva shiraz, sendo engarrafado a 53,7% de teor alcoólico.

Em 2014 foi lançada a versão de 11 anos Fresh Port Cask, foi envelhecido apenas em barris que antes continham vinho do Porto.

Em 2015 foi lançado a versão de 12 anos Fresh Pinot Noir Cask, sendo 11 anos maturados em barris que antes continham Bourbon e apenas 1 ano de finalização em barris que antes continham vinho da uva pinot noir, da Nova Zelândia, engarrafado a 52,9% de teor alcoólico.

Já em 2016 foi reeditada a edição finalizada em barris que antes continham vinho australiano da uva shiraz, com 11 anos e denominada Australian Shiraz Cask, engarrafada a 53,7% de teor alcoólico.

Em 2017 foi lançado o Longrow Red 13 anos Malbec Cask Matured, que foi envelhecido por 12 anos em barris que antes continham bourbon e finalizado por 15 meses em barris que antes continham vinho da uva malbec, da África do Sul, sendo engarrafado a 51,3% de teor alcoólico.

A edição de 2018 foi a 11 anos Carbenet Franc Matured, que envelheceu por 9 anos em barris que antes continham bourbon e finalizado por 2 anos em barris que antes continham vinhos da uva cabernet franc, sendo engarrafado a 55,9% de teor alcoólico.

Em 2019 foi lançada a edição 11 anos Pinot Noir Cask Maturad, que teve maturação por 8 anos em barris que antes envelheceram bourbon e finalizado por 3 anos em barris que antes envelheceram vinho da uva pinot noir, sendo engarrafado a 53,1% de teor alcoólico.

Em 2020 foi lançada a edição 13 anos Chilean Cabernet Sauvignon Matured, que foi envelhecido por 10 anos em barris ex-bourbon e ex-sherry, onde ambos são misturados e finalizados por mais 3 anos em barris que antes envelheceram vinho da uva carbenet sauvignon do Chile, sendo engarrafado a 51,6% de teor alcoólico.

As duas versões que tivemos acesso foram a de 2016 (Australian Shiraz Cask) e a de 2019 (Pinot Noir Cask Maturad), na qual ambas estão descritas abaixo:

Longrow Red 11 anos Australian Shiraz Cask:

Olfato: apresentou notas de turfa e vínicas.

Paladar: foram perceptíveis as notas de turfa, especiarias, vínicas, fúngicas e de baunilha, onde fica claro o caráter da destilaria. Sua finalização é média, onde permanecem as notas de turfa, doces e fúngicas.

Longrow Red 11 anos Pinot Noir Cask Maturad:

Olfato: apresentou notas vínicas, turfado, oleoso, baunilha, fúngico, madeira e frutas secas.

Paladar: foram perceptíveis as notas vínicas, medicinal, defumado, fúngica, amadeirado e baunilha. Sua finalização é longa, onde permanecem as notas vínicas e medicinais.

Edição 2019: Pinot Noir Cask Maturad
Edição 2016: Australian Shiraz Cask

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *