GLENMORANGIE NECTAR D’OR

Altos almabiques da Glenmorangie (fonte: site da destilaria)

A Glenmorangie, que significa “vale da tranquilidade” em gaélico escocês, sempre foi famosa por seus altos alambiques, chamados gentilmente de “girafas”, que produzem destilados mais suaves, com menos congêneres e com suas finalizações pioneiras em barris que antes continham outras bebidas envelhecidas.

Em 1843, William Matheson fundou a Destilaria Glenmorangie nas Terras Altas da Escócia. As margens do estuário denominado Dornoch Firth, ele produziu um pioneiro “spirit” bastante complexo e excepcionalmente suave. Seu whisky puro e suave é destilado nos alambiques mais altos da Escócia (eles têm 8 m de altura, com seus longos pescoços de cobre de 5,14 m) e amadurecidos nos melhores barris para maturação.

O pioneirismo na extra maduração é desenvolvida pelo Dr. Lumsden que supervisiona a criação de toda a linha Glenmorangie. Ele é considerado um dos pioneiros na indústria de whisky escocês na pesquisa e experimentação dos melhores barris de carvalho pelo mundo, que antes continham vários tipos de bebidas, na busca de características únicas e exclusivas de seus whiskies.

O Glenmorangie Nectar D’Or é um ótimo exemplo da história da destilaria e de suas inovações em diferentes finalizações. “Or” tanto no gaélico quanto no francês significa ouro, uma referencia a cor do whisky que decorre do amadurecimento em barris de carvalho americano, que antes envelheceram bourbon (o popular Glenmorangie 10 anos Original) com uma finalização nos melhores barris de vinho Sauternes da França.

Mas o que é um vinho Sauternes?

Este é um vinho de sobremesa feito na região de Bordeaux apenas com uvas super maduras, que já começam a sofrer o ataque do fungo Botrytis cinerea, o ataque deste fungo desidrata a uva e concentra os açucares, o que é chamado de “podridão nobre”.

Voltando ao nosso whisky, este é um single malt que possui uma maturação extra nos barris que envelheceram o vinho descrito acima. Nesta versão nova (que substitui a que tinha idade declarada de 12 anos, mas com processo similar de maturação), a destilaria não especifica o tempo que fica em cada um dos dois tipos de barris, nem especifica a idade do whisky. Ao final deste processo, ele é engarrafado a 46% de teor alcoólico em garrafa de 750 mL.

Notas de degustação:

Oufato: vínico, fúngico, floral, baunilha, frutas frescas e frutas secas.

Paladar: vínico, baunilha, amadeirado e frutado. Finalização média com notas vínicas e amadeiradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *