O Teacher’s Highland Cream é um blended scotch whisky vendido no Brasil em uma garrafa de 1 L com 40% de graduação alcoólica. Por muito tempo ele foi engarrafado em nosso país, chegando a granel para ser diluído aqui, no entanto em 2019 passou a ser importado engarrafado na Escócia.
Este blended foi criado em 1860 por William Teacher, utilizando uma proporção de malte maior que os demais whiskies na época. Em 2014 a marca foi comprada, junto com outros ativos da Beam (detentora da marca e de destilarias como Ardmore e Jim Beam), pela Suntory Holdings do Japão, formando a Beam Suntory.
Este blended foi criado com uma mistura de single malts e single grains, sendo seu principal single malt da destilaria Ardmore, o que gera o forte carácter defumado ao blended. A empresa não divulga a idade mínima de envelhecimento e nem os tipos de barris utilizados, no entanto, este whisky é um dos escoceses mais baratos disponíveis no Brasil.
Notas de Degustação do Teacher’s Highland Cream:
Olfato: turfado, mel, baunilha e floral.
Paladar: turfa predomina, apresentando também notas cereais, amadeirado e baunilha. Sua finalização é curta com notas turfadas e amadeiradas.
Obs.: Ambos foram avaliados (engarrafado no Brasil e na Escócia), mas não encontramos diferenças circunstanciais no olfato ou no palato, por isso não apresentamos suas notas separadamente.