CAOL ILA 12, 15 E 18 ANOS

Caol Ila é uma destilaria que fica a nordeste da ilha de Islay, na Escócia. Ilha esta que é muito tradicional na produção de single malts turfados, e Caol Ila não foge a regra. Essa destilaria pertence ao grupo DIAGEO, que detém a linha Johnnie Walker, sendo o Caol Ila um dos principais maltes para produção de seus blendeds, como exemplo o Double Black.

A destilaria possui uma linha regular que inclui os single mats de 12, 15 e 18 anos, sendo que o de 15 anos não é turfado e o 12 e 18 anos são turfados, ou seja, seu malte é seco em fornos com turfa, em vez de ar quente (clique aqui para mais detalhes sobre turfa).

Detalhes técnicos do Caol Ila 12 anos:

Esta versão é feita com cevada maltada turfada e foi envelhecido por 12 anos em barris de carvalho americano ex-bourbon, apresentando um teor alcoólico de 43%.

País: Escócia.

Região: Islay.

Destilaria: Caol Ila.

Tipo de whisky: single malt.

Barris utilizados: carvalho americano ex-bourbon.

Olfato: Turfado e defumado. Ao se acrescentar água aparecem notas como baunilha, frutado e floral;

Paladar: Defumado, turfa, coco e baunilha. Apresentando uma finalização curta com notas defumadas, de baunilha e cereal.

Principais prêmios: Melhor Single Malt Scotch 12 anos em 2015 para a International Whisky Competition; Medalha de ouro como Islay Single Malt até 12 anos em 2015 pela The Scotch Whisky Masters (The Spirits Business); Medalha de ouro como Single Malts 12 anos ou menos em 2014 pela International Spirits Challenge; e Medalha de prata como Islay Single Malt em 2017 pela International Wine & Spirit Competition.

Notas de Degustação referentes ao Caol Ila 15 anos:

Esta versão é feita com cevada maltada não turfada e foi envelhecido por 15 anos em barris de carvalho americano ex-bourbon, apresentando um teor alcoólico de 60,3% extraído direto do barril (versão 2014). A Destilaria, para essa versão, usa lançamentos anuais com diferença entre as mesmas tanto na maturação quanto na graduação alcoólica.

País: Escócia.

Região: Islay.

Destilaria: Caol Ila.

Tipo de whisky: single malt.

Barris utilizados: carvalho americano ex-bourbon.

Olfato: Mel, baunilha, floral, frutado e cereal. Ao acrescentar água, ficou mais frutado em detrimento de floral e mel.

Paladar: Mel, amadeirado, baunilha, frutado, floral e apimentado. Apresentando uma finalização longa com notas amadeiradas, frutadas e florais.

Notas de Degustação referentes ao Caol Ila 18 anos:

Esta versão é feita com cevada maltada turfada e foi envelhecido por 18 anos em barris de carvalho americano ex-bourbon, apresentando um teor alcoólico de 43%.

País: Escócia.

Região: Islay.

Destilaria: Caol Ila.

Tipo de whisky: single malt.

Barris utilizados: carvalho americano ex-bourbon.

Olfato: Turfado, frutado, floral e defumado, em grande equilíbrio e ótimo acabamento.

Paladar: Defumado, turfa, frutado e baunilha, bem equilibrados e harmônicos. Apresentando uma finalização longa com notas defumadas.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *