Este single malt de 12 anos é a versão de entrada da linha The Balvenie Stories, da destilaria Balvenie. Esta linha foi lançada em 2019 com intuito de apresentar 3 clássicas figuras desta destilaria de Speyside, na Escócia.
A primeira é Kelsey McKechnie que é a Aprentice Malt Master da destilaria, e sugeriu a importação de barris de carvalho americano virgens do Kentucky para criar um Balvenie mais frutado e complexo, criando então a versão tema desta postagem com 12 anos de envelhecimento, sendo inicialmente em barris de carvalho americano ex-bourbon e finalizado em barris de carvalho americano virgens, engarrafado a 43% de teor alcoólico.
A segunda versão é a do gerente de destilaria Ian Millar que introduziu a ‘week of peat’ (semana da turfa), que é a semana de cada ano onde a Balvenie destila todo seu whisky turfado, homenageado nesta linha com o Balvenie The Week Of Peat 14 anos.
A terceira versão da linha corresponde ao Malt Master David Stewart e sua ideia de utilizar um malte torrado e escuro para produzir whisky, representado nesta linha com o Balvenie A Day Of Dark Barley 26 anos.
Notas Degustação Balvenie The Sweet Toast of American Oak 12 anos:
País: Escócia.
Região: Speyside.
Destilaria: Balvenie.
Tipo de whisky: single malt.
Barris utilizados: carvalho americano ex-bourbon e carvalho americano virgem.
Olfato: Frutado, floral, baunilha, cereal e caramelo;
Paladar: Amadeirado, baunilha, frutado e caramelo. Sua finalização é média com notas amadeiradas e frutadas.
Belo review! Um whisky delicioso, vale a pena a experiência. Sou fã da Balvenie. Espero logo poder ter a experiência com o “Week of Peat”.
Balvenie sempre com um caramelo delicioso